O ACI EUROPE anunciou no passado dia 27 de outubro, no final do seu 31º Congresso Anual e Assembleia Geral que se realizou em Genebra, os vencedores dos Prémios de 2021.

Os Prémios de Best Airport reconhecem a excelência e os feitos notáveis em atividades aeroportuárias na Europa. Este ano, na sua 17ª edição, estiveram em relevância as muitas formas como os aeroportos europeus responderam e inovaram durante a pandemia da COVID-19, enquanto se concentraram nos objetivos de sustentabilidade da indústria aeroportuária.

O CEO da VINCI Airports, Nicolas Notebaert, recebeu os prémios dos aeroportos da rede VINCI Airports que se destacaram na 17ª edição do ACI Awards 2021. Dois aeroportos portugueses, Lisboa e Porto (ANA) foram distinguidos, sendo “highly commended” nas categorias de 25-40 Milhões de Passageiros e 10-25 Milhões de Passageiros, respetivamente. Da Rede VINCI Airports também foi distinguido como “highly commended” o aeroporto de Toulon-Hyères, na categoria de -5 milhões de passageiros.

O painel de jurados deste ano incluiu representantes da Comissão Europeia, EUROCONTROL, SESAR Joint Undertaking, International Transport Forum e ECAC (European Civil Aviation Conference).

Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal declara que “é com muita satisfação que recebemos novamente a distinção do ACI para os aeroportos de Lisboa e do Porto. Durante um período tão desafiante para todo o setor da aviação, melhoramos as infraestruturas, desenvolvemos e implementamos novas soluções inovadoras, fortalecemos e concretizamos compromissos no âmbito da sustentabilidade. Este é o reconhecimento do trabalho diário realizado pelas equipas dos aeroportos de Lisboa e do Porto, e de toda a comunidade aeroportuária a quem dirijo o nosso agradecimento.”