Mobilidade Reduzida

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O MyWay é um serviço personalizado de assistência a passageiros com mobilidade reduzida que viajem num estado membro da UE. Inclui meios mecânicos facilitadores da mobilidade, escadas e tapetes rolantes, elevadores, sinalização e orientação adequadas, bem como profissionais capacitados para o efeito, que asseguram total assistência.


Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida que pretenda utilizar os serviços aéreos comerciais de passageiros, com partida, destino ou trânsito num Aeroporto situado num Estado-Membro da União Europeia a que se aplique o Tratado.


Como reservar?

O serviço MyWay deve ser requisitado à companhia aéra transportadora ou ao seu agente, no momento da reserva da viagem, até 48 horas antes da hora publicada da partida do voo. Esta informação é de imediato transmitida pela companhia aérea aos aeroportos envolvidos, que assegurarão a assistência necessária.

Qual o tipo de assistência prestada?

Embarque

O passageiro ao chegar ao aeroporto, deverá procurar a sinalização devidamente indicada, ao qual chamamos de Ponto Designado de Chegada. Aqui, deverá informar o serviço MyWay da sua chegada ao Aeroporto, através do telefone disponível para o efeito.
 
Será, depois acompanhado até ao seu lugar no avião, local onde termina a responsabilidade do Aeroporto. Nesse percurso tem direito a assistência pessoal e de bagagem: no check-in, nos controlos de segurança, de fronteira e de embarque.
 

Desembarque

Para o desembarque é a companhia aérea transportadora, ou o agente, que deverá notificar o Aeroporto da necessidade da prestação do serviço MyWay. Desta forma, o passageiro será acompanhado desde o seu lugar no avião até ao Ponto Designado de Partida existente na Área de Chegadas do Aeroporto, local onde termina a responsabilidade do Aeroporto. Nesse percurso tem direito a assistência pessoal e de bagagem.
 
Nota: o agente designado para fazer a assistência do serviço MyWay é identificável por um colete com o pictograma indicado.

Pontos de contacto

Os pontos de contacto do serviço MyWay identificam todos e quaisquer recursos ou mecanismos que visam dar assistência a pessoas com mobilidade reduzida. Este mapa ajuda-o a localizar todos os pontos de informação com total acessibilidade, pontos de espera pela assistência, wc, elevadores, etc.
 

​ASSISTÊNCIA PRESTADA

Se solicitou o serviço MyWay deverá procurar logo à chegada ao aeroporto, um posto telefónico devidamente sinalizado com o logótipo MyWay. Aqui, deverá informar o serviço da sua chegada ao aeroporto e aguardar pela assistência pessoal e de bagagem, que será prestada no check-in, nos controlos de segurança, de fronteira e de embarque.