Domingo, 28 de maio, os melhores produtores e produtos nacionais vão fazer check in no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, celebrando o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa e que este ano coloca a tónica principal no Turismo e na Internacionalização.

Ao longo do dia, serão mais de 40 os expositores com degustação e venda de produtos nacionais a ocupar o espaço exterior do Aeroporto, com acesso a todos os visitantes. 

E porque o que é português é bom, neste dia não vai faltar o entusiasmo com grupos de música portuguesa que de forma inusitada, vão atuar pelo Aeroporto de Lisboa, a receber com animação quem entra em Portugal, reforçando a campanha do “Sabe tão bem chegar a Portugal”.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa é um evento promovido pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal e do Turismo de Portugal.

Um dos momentos altos do dia irá acontecer às 11h45 com a cerimónia de atribuição de insígnias da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. A distinção OPTIMUS CONVIVA será entregue ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos, ao Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luis Medeiros Vieira, ao Presidente do Turismo de Portugal, Dr. Luis Araújo, ao Presidente do Conselho de Administração da ANA Aeroportos de Portugal, Dr. Jorge Ponce de Leão e ao Presidente do Conselho de Administração dos CTT, Prof. Dr. António Gomes Mota.

A cerimónia da atribuição das insígnias será precedida do lançamento do selo comemorativo, o postal e o carimbo dos CTT, especialmente criado no âmbito das celebrações. Após as cerimónias, será feito uma abertura a fogo de um Porto Vintage e respetivo brinde, patrocínio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

A fechar esta segunda edição do Dia Nacional da Gastronomia, destacamos como último grande momento do dia a Exposição “Que se come e que se bebe”, criada pelas Escolas de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Lamego, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo onde a alimentação será iconografia da geografia e cultura de Portugal. Após a inauguração deste conjunto de instalações artísticas, pelas 17h, todos serão convidados à sua degustação na tradução da convivialidade e partilha que a mesa sugere.