Aeroporto de Faro prepara-se para fazer de 2016 o melhor ano de sempre

 
 
• 9 novas rotas em 2016 equivale a mais 20 frequências semanais 
 
• Novas rotas para o ano inteiro atenuam sazonalidade
 
• Mais 20% de lugares face ao verão de 2015
 

Para o verão de 2016 o Aeroporto de Faro vai contar com uma oferta adicional de 1 milhão de lugares, sendo o destaque para o início de 9 novas rotas, 4 novos serviços e ainda o reforço da operação charter e regular. Este crescimento contribui para o melhor ano de sempre em termos de tráfego de passageiros, número de movimentos e oferta de lugares. No final, além dos crescimentos deveremos registar uma melhor distribuição da atividade aeroportuária ao longo do ano, um importante contributo para atenuar a sazonalidade desta infraestrutura, em particular, e do turismo no Algarve em geral.

Estas previsões são tanto mais importantes quanto se seguem a um ano onde todos os recordes foram ultrapassados, após 5 anos a crescer consecutivamente em termos de tráfego. Em 2015, o crescimento do número de passageiros em Faro foi de 4,4%, para os 6,4 milhões. No final do ano, o Aeroporto registava ligações a 8 novos destinos, num total de 78 e o serviço de 4 novas companhia aéreas, num total de 67/ano.

Para 2016, o tráfego de voos regulares deverá crescer 19%, enquanto nos voos charter a subida é de 29%, sendo que 90% dos lugares são oferecidos em voos regulares. A Ryanair e a easyJet devem consolidar a liderança em termos de tráfego com crescimentos de 8 e 17 por cento respetivamente.

2016 irá trazer também um aumento do tráfego proveniente de países do espaço Schengen, sobretudo com os contributos de França e Alemanha, sendo que crescem igualmente os mercados tradicionais, como o Reino Unido e Irlanda (Não Schengen). A origem com maior quota de mercado continuará a ser o Reino Unido que chegará ao fim do Verão IATA com uma quota de 51% e um crescimento de 14%.

O ano em curso será também marcado por um forte investimento nos aeroportos portugueses. Em Faro, a parcela a investir é de 24,7 milhões de euros, para melhoria do controlo e do desempenho energéticos, para o aumento e melhoria da oferta comercial e ainda por forma a adequar a oferta ao perfil de passageiros e à sazonalidade da operação. As obras deverão decorrer por mais um ano e devem estar concluídas em Março de 2017.​