• Aposta em tecnologia “sem contacto” em prol da melhoria da experiência do passageiro

• ANA / VINCI promove a "Mobilidade Positiva" durante o evento, destacando o seu compromisso para a aviação sustentável

• Espaço dedicado para acreditação de participantes regressa ao Aeroporto de Lisboa
 

Após um ano em formato virtual, o aeroporto de Lisboa acolhe mais uma vez a maioria dos participantes esperados na Web Summit 2021 entre 1 e 4 de novembro. A Web Summit é o maior evento de referência mundial centrado no empreendedorismo, tecnologia e inovação e o Aeroporto de Lisboa a sua primeira porta de entrada.

No contexto da inovação, os participantes poderão encontrar várias novidades, já que o Aeroporto de Lisboa acaba de lançar o Biometric Experience, um projeto-piloto que proporcionará a passageiros para destinos dentro e fora da EU, a oportunidade de testar uma nova viagem sem contacto dentro do terminal. Após o registo, os passageiros procedem à leitura biométrica, e na porta de embarque utilizam apenas o reconhecimento biométrico facial, sem necessidade de apresentarem novamente o seu cartão de embarque e passaporte/documento de identificação.

O novo processo traz mais-valias a vários níveis, uma vez que melhora a flexibilidade operacional nos voos Schengen e Não-Schengen, aumentando a capacidade operacional e ao mesmo tempo o passageiro ganha mais tempo e comodidade. A " Biometric Experience" baseia-se na experiência que a VINCI Airports já tinha adquirido no tema da mobilidade do futuro quando lançou em 2020, o primeiro assistente de viagens biométrico do mundo no aeroporto de Lyon-Saint Exupéry.

Desde a última edição da Web Summit, os Aeroportos ANA/VINCI têm vindo a desenvolver soluções inovadoras que irão contribuir para a experiência positiva dos passageiros, como:

- Melhoria da informação aos passageiros com o lançamento de um serviço de atualização automática disponível em WhatsApp, Facebook e website. Os passageiros podem verificar a porta de embarque, a hora a que se inicia o embarque ou os restaurantes que estão abertos através do novo chatbot do site da ANA, assim como obter rapidamente informação sobre o aeroporto - acessibilidade, restrições ou regras operacionais.

-  Criação da nova plataforma digital - U-monitor - que regista o feedback dos passageiros em tempo real através de QR-code. O passageiro pode agora reportar eventuais anomalias que encontrar durante a sua passagem pelo aeroporto em tempo real – e o serviço foi recentemente ampliado em diversas áreas do terminal, incluindo parques de estacionamento e salas de embarque de modo a incluir todo o percurso do passageiro.

- Aposta em sistemas avançado de desinfeção com recurso a tecnologia UV no rastreio de segurança, para os tabuleiros e objetos que passam no sistema de raios X.

- Implementação de um sistema dinâmico para registar as emissões de carbono das aeronaves no solo com base no tempo de taxiing e no tipo de motor, entre outras variáveis. Este projeto tem sido desenvolvido de forma colaborativa entre aeroporto e companhias aéreas, que através de uma monitorização mais eficaz levará a uma significativa redução das emissões de carbono.

Em relação à área da Sustentabilidade, outro tema em destaque na Web Summit, a VINCI Airports apresenta a campanha "Mobilidade Positiva" destacando algumas das suas principais iniciativas nesta área. Os aeroportos ANA/VINCI estão acreditados no programa de certificação voluntária de carbono da ACI - Europa: Acreditação de Carbono de Aeroportos (ACA). Atualmente todos os aeroportos portugueses estão no nível 2 da ACA "redução" e irá apresentar a candidatura ainda este ano nível 4, o nível mais elevado desta acreditação. O Aeroporto de Lisboa conseguiu entre 2018 e 2019 uma redução das suas emissões de carbono de cerca de 25%. Para esta redução tão significativa contribuíram diversas iniciativas, entre as quais a substituição da iluminação convencional por LED, a instalação de 96 postos de carregamento para veículos elétricos (passageiros e staff) e a renovação, em curso, da frota da empresa para veículos elétricos.

O investimento efetuado e a estratégia desenvolvida em prol da modernização dos processos e na melhoria contínua da nova experiência do passageiro pós-pandemia levaram a ANA-VINCI a receber várias certificações e prémios, sendo a mais recente esta semana com a atribuição de “Highly Commended” aos Aeroportos de Lisboa e do Porto na 17ª edição dos Prémios da ACI (Airports Council International).

Segundo o Diretor de Inovação, Aaron Beeson: “Estamos muito satisfeitos por voltar a acolher o nosso parceiro Web Summit em Lisboa e por podermos explorar as tendências e tecnologias emergentes que estão a moldar a nossa sociedade e o próprio ambiente aeroportuário. Aguardamos com expectativa receber todos os participantes inovadores e trocar ideias e soluções para melhorar os nossos aeroportos! “

Como empresa parceira da Web Summit 2021, a ANA- VINCI preparou um espaço dedicado para a acreditação para os participantes da Conferência na área de chegadas do Aeroporto de Lisboa. Este espaço, com 30 balcões de atendimento, irá abrir no dia 30 de outubro, das 06h30 às 23h00 e até às 15h00 do dia 2 de novembro.