O Aeroporto Humberto Delgado dá as boas-vindas, mais uma vez, à maioria dos participantes esperados na Websummit 2022 entre 1 e 4 de novembro. A Websummit é o maior evento de referência mundial centrado no empreendedorismo, tecnologia e inovação e o Aeroporto de Lisboa a sua primeira porta de entrada. Novas capacidades automatizadas de fronteiras para cidadãos estrangeiros, chatbot para informações de chegada e outros serviços digitalizados estão disponíveis para os passageiros que chegam a Lisboa.

No âmbito da Websummit, a ANA Aeroportos de Portugal, em conjunto com a VINCI Concessions, aproveitam a oportunidade para apresentar o programa VINCI Concessions Innovate que impulsiona a tecnologia, cultura e espírito de inovação no desenvolvimento de novas soluções para aeroportos, autoestradas e operações ferroviárias.Desde a última Websummit, foram desenvolvidas várias iniciativas: desde a utilização alargada de Inteligência Artificial (IA) através da rede, incluindo experiências biométricas em Portugal, Brasil, EUA e França, a soluções mais eficientes e automatizadas de rastreio de segurança e de wayfinding. Sistemas de infraestruturas mais inteligentes alavancam as capacidades do BIM (Building Information Management) no desenvolvimento e operação nas autoestradas e infraestruturas aeroportuárias. Nas ferrovias, as equipas estão a alavancar a IA na captação de dados e a criar modelos de previsão que melhoram a qualidade e o ciclo de vida das infraestruturas. Os avanços na visão informática e na RPA (Robotic Process Automation) estão a simplificar a rotina das equipas e a permitir interações humanas mais valorizadas e em tempo real, com claros benefícios para os passageiros, como por exemplo os assistentes pessoais digitais - o programa Mona em Lyon - e eCommerce.

O Innovation Lab da VINCI Concessions em Paris e os 5 Centros de Inovação de Excelência distribuídos por toda a rede, incluindo o do Aeroporto de Lisboa, focado em novas soluções de infraestruturas Inteligentes, tem resultado em iniciativas concretas:

SEA Cloud (Bordeaux, França): A recolha de dados de alta qualidade é essencial para fazer projeção e antecipar como a geometria da via se alterará com o tempo, com o objetivo de prolongar o ciclo de vida global da linha e assegurar os mais elevados padrões de segurança.
ecoGenerator (Faro, Portugal): A equipa do Aeroporto Gago Coutinho transformou um antigo reboque de raios X de bagagem remota num banco de energia móvel renovável equipado com turbina eólica, painéis fotovoltaicos, recolha de água e armazenamento de baterias. Com funcionamento automatizado, incluindo comandos de voz, esta solução está agora a ser desenvolvida na rede VINCI Concessions. Refira-se que foi instalada em Faro, em julho, a primeira central fotovoltaica num aeroporto português.
T-Tracer (Lima, Peru): Lima Expresa, a filial peruana da VINCI Highways (VINCI Concessions), em parceria com a Waze, fornece aos condutores atualizações de navegação e tráfego, alimentando o centro de controlo da autoestrada com informação em tempo real sobre incidentes assinalados pelos utilizadores da aplicação. A aplicação é automaticamente atualizada se um incidente for detetado por uma das 120 câmaras de tráfego instaladas na rede. A Via 40, a filial colombiana da VINCI Highways, irá, em breve, integrar também este novo sistema.
Monitorização do tempo de táxi (Lisboa, Portugal): Uma solução construída à medida pelo Aeroporto de Lisboa para monitorizar e analisar as emissões de carbono e a utilização de combustível quando as aeronaves estão em terra, partilhando estes indicadores com as companhias aéreas e controladores de tráfego aéreo. Promove tempos mais curtos entre os slots de descolagem e aterragem para reduzir ao máximo a pegada de carbono das aeronaves em terra. A solução já se expandiu para o aeroporto de Londres Gatwick e Lyon, entre outros da rede.

A VINCI Concessions continuará proactiva na procura de novas ideias e soluções para alguns dos desafios empresariais mais prementes: desde infraestruturas mais inteligentes para permitir a transição energética e capacidades de redução de carbono, a novas capacidades para assegurar a excelência das operações, proporcionando uma experiência de qualidade ao passageiro.

A área de I&D, aliada à área do Ambiente e Sustentabilidade, investiu no conhecimento e desenvolvimento tecnológico, a fim de obter novas soluções sustentáveis para aeroportos na rede VINCI.

A VINCI Aeroportos está acreditada no programa de certificação voluntária de carbono da ACI - Europa: Acreditação de Carbono de Aeroportos (ACA). Atualmente 9 dos 10 aeroportos portugueses encontram-se no nível 4 da ACA e irão candidatar-se ainda este ano ao nível 4+, o nível mais elevado desta acreditação. Entre 2020 e 2021, o Aeroporto de Lisboa conseguiu uma redução nas suas emissões de carbono de cerca de 26%.

Segundo a Diretora de Inovação da VINCI Concessions, Anne Le Bour: “todos os anos apostamos na Websummit como meio privilegiado para contactar com a melhor expertise que está em Lisboa nestes dias. Esta é uma excelente oportunidade para as nossas equipas conhecerem, explorarem e partilharem novas soluções para enfrentar o nosso desafio empresarial.”

Como empresa parceira da Cimeira Web 2022, o Aeroporto Humberto Delgado preparou um espaço dedicado à acreditação dos participantes da Conferência na área de chegadas.