Aeroporto de Faro - Um aeroporto mais eficiente

 

Entre 2010 e 2015 o Aeroporto de Faro reduziu em 20% o seu consumo de energia elétrica. Este feito foi alcançado em simultâneo com um aumento de 20% no número de passageiros processados durante o mesmo período, fazendo descer significativamente o consumo unitário por passageiro. Em 2015 o Aeroporto de Faro gastou uma média de 2,2 kWh por cada passageiro processado.

Esta melhoria na eficiência energética evitou a emissão de aproximadamente 6.450 toneladas de dióxido de carbono.

Estando inserido no parque natural da Ria Formosa, as preocupações com o meio ambiente merecem uma atenção redobrada por parte do Aeroporto. O facto de ser uma instalação grande consumidora de energia acarreta por si só uma responsabilidade acrescida, sendo assumidas metas de redução de consumo com a entidade reguladora dos serviços energéticos, que por sua vez espelha a legislação europeia.

A ANA e a VINCI, conscientes da sua responsabilidade social e do peso que representa a fatura de energia nos custos de exploração das suas infraestruturas, promovem uma cultura de eficiência energética.

Uma parte significativa da redução do consumo foi conseguida sem investimento, com recurso a melhorias nas práticas de gestão energética e alteração de metodologias de controlo do funcionamento da instalação e dos equipamentos.

O maior contributo para a redução de consumo adveio do ar condicionado, uma área que representa aproximadamente um terço do consumo total de energia elétrica do aeroporto.

Em 2015 o consumo de energia elétrica associada à climatização do terminal de passageiros foi 44% inferior ao de 2010. Grande parte dessa redução de consumo foi obtida nos meses de Inverno, Primavera e Outono, tirando partido de uma adequação da instalação existente às cargas térmicas nesses períodos do ano, e a técnicas de free-cooling – arrefecimento gratuito conseguido recorrendo a instalações existentes, normalmente não associadas à climatização, como sejam as portas automáticas e sistemas de extração de fumo em caso de incêndio.

No seguimento dos resultados energéticos alcançados, o Aeroporto de Faro teve oportunidade de colaborar com universidades em projetos Europeus sobre eficiência energética, partilhando o conhecimento obtido, e desenvolvendo ferramentas de gestão energética que poderão vir a ser referência num futuro próximo em instalações aeroportuárias.