Concurso VINCI Startup Tour: 

VINCI Concessions revela os 4 vencedores do prémio especial «Coup de cœur» 

 

 

A VINCI Concessions, empresa do Grupo VINCI, revela hoje os 4 vencedores do prémio especial «Coup de cœur» do VINCI Startup Tour, um concurso itinerante europeu que tem por intuito detetar iniciativas inovadoras e promissoras para reinventar a experiência do cliente digital nas infraestruturas exploradas pela VINCI Concessions (autoestradas, aeroportos, estádios, LGV…). Cada vencedor receberá uma dotação de 10 000 euros assim como um contrato de aceleração, que inclui o acompanhamento por mentores designados entre os peritos de VINCI Concessions, e a implementação num contexto piloto das suas inovações numa infraestrutura administrada por uma das suas filiais.

As 4 startups «Coup de cœur»:

O prémio «Coup de cœur» da VINCI Autoroutes é atribuído a Keyclic.

Entrevistada em Bordéus, a startup Keyclic desenvolve uma solução que dá aos utentes a possibilidade de assinalar uma anomalia, uma falha ou de enviar uma sugestão de melhoria, de maneira geolocalizada e em tempo real. Este serviço ajudará os operadores a otimizar as suas intervenções para prestar a melhor qualidade de serviço possível.

O prémio «Coup de cœur» da VINCI Stadium é atribuído a Lineberty.

Entrevistada em Paris, Lineberty é uma aplicação que virtualiza as filas de espera. Com este serviço inovador, o utente retira um ticket digital e é automaticamente avisado pela aplicação do horário em que será atendido, evitando assim esperar na fila inutilmente. Com esta solução, ficará mais fluido o acesso aos estádios e diminuirá o tempo de espera nos bares, nas instalações sanitárias, etc.

O prémio «Coup de cœur» da VINCI Airports é atribuído a Business in the air.

Entrevistada em Lisboa, a startup portuguesa Business In The Air propõe a criação de um serviço comunitário «business» para pôr as pessoas em contato. A partir das redes sociais profissionais, a aplicação identifica as pessoas presentes simultaneamente num aeroporto e organiza encontros profissionais.

O prémio «Coup de cœur» da LISEA é atribuído a Spot It.

Entrevistada em Bordéus, a startup Spot It propõe uma solução de descoberta das regiões por onde passa uma infraestrutura, por meio de um Áudio Guia geolocalizado com um conteúdo adaptado a todos os públicos.

Outras iniciativas detetadas durante as audições do VINCI Startup Tour serão também beneficiadas com uma aceleração da VINCI Concessions. A lista completa destas startups será anunciada no próximo dia 31 de março.

Após uma primeira fase de seleção das 400 equipas candidatas, decorreu o processo de audições, realizado em 12 cidades da França, de Portugal e do Reino Unido, que permitiu a 131 startups apresentarem as suas inovações. Oitenta colaboradores da VINCI Concessions, profissionais de todos os setores (marketing, engenharia, exploração, comunicação) e o mesmo número de parceiros do Grupo (autarquias, associações French Tech e incubadoras de startups locais, empresas e startups) foram mobilizados para formar os júris em todas as etapas.

Uma iniciativa no cerne da estratégia de inovação aberta do Grupo 

Lançado em novembro de 2015, este concurso insere-se na estratégia de inovação aberta da VINCI Concessions e no seguimento da colaboração estreita levada a cabo, há anos, com startups. Em 2014 e 2015, a VINCI Concessions organizou, nomeadamente, duas “hackatonas” em França, reunindo startups, estudantes e empreendedores durante 48 horas, que permitiram conceber conjuntamente serviços e aplicações digitais destinados a otimizar a oferta de serviços das suas infraestruturas. O processo de aceleração proposto hoje pela VINCI Concessions irá beneficiar 7 startups.

www.VINCIStartupTour.com​​