Em 2016 passaram pelo Aeroporto de Faro (ANA/VINCI Airports) 7.632.857 passageiros, número que constitui novo recorde depois de um crescimento de 18,5 por cento em relação a 2015. O número de movimentos subiu 18,7 por cento para os 53.427.

Para adequar a capacidade da aerogare ao aumento da procura e dar resposta à evolução perspetivada de operações que exigem grande rotatividade, estão em curso obras de ampliação e remodelação que, no total desta empreitada, significam um investimento da ANA/VINCI Airports superior a 35 milhões de euros. Desta forma eleva-se aos 78 milhões de euros o investimento efetuado pela ANA no Aeroporto de Faro, no período de 2009 a 2017.

Decorrem agora os trabalhos que vão aumentar a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para 3.000 pessoas por hora. A aerogare vai crescer dos 81.200m2 para os 93.120m², ao mesmo tempo que se vão modernizar e ampliar, as áreas de segurança e retalho, que apresentam uma configuração constante desde o final da década de 90. Desta forma adequa-se a capacidade do terminal de passageiros a um novo sistema de pistas que permitirá 30 movimentos por hora, em vez de 24, e o estacionamento de 30 a 37 aeronaves.

Irá entrar em operação nos próximos dias a nova área de Controlo de Segurança a qual possibilitará o incremento das atuais 11 para 17 linhas de processamento ao que se seguirá ainda no primeiro trimestre a área de Check-in 1 cuja ampliação está integrada na expansão do átrio público de partidas e chegadas ao longo de toda a frente norte do edifício (6.324m2).

Serão colocadas progressivamente ao serviço as restantes áreas do terminal atualmente sob intervenção estando prevista a conclusão para Julho próximo.

Recordamos que as primeiras intervenções no Aeroporto de Faro – efetuadas entre 2009 e 2013 - focaram-se no lado operacional e no reordenamento viário e paisagístico e resultaram num investimento de 43 milhões de euros. Entre as várias Intervenções concluídas contam-se, entre outras, as seguintes:

• Ampliação e Requalificação das Infraestruturas na Áreas Operacionais (Conclusão em setembro 2011)
• Sinalização Luminosa, Comando e Controlo (Conclusão em junho de 2012)
• Rede de Média Tensão (Conclusão em julho de 2012)
• Linha de Aproximação da Pista 10 (Conclusão em outubro 2011)
• Parques, novos acessos viários, curbsides e reordenamento paisagístico (Conclusão em setembro 2013)

Inaugurado em 1965, o Aeroporto de Faro desempenha um papel determinante no desenvolvimento económico do País ao servir os principais polos de turismo do Sul de Portugal e Espanha. A ANA Aeroportos de Portugal (VINCI Airports) segue, por isso, uma estratégia pró-ativa de desenvolvimento do tráfego aéreo a par da adequação da infraestrutura e serviços às necessidades das companhias aéreas e dos passageiros, mantendo elevados padrões de segurança e níveis adequados da qualidade de serviço.