Aeroporto do Porto eleito o melhor da Europa na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo ACI-Airports Council International como o melhor da Europa para aeroportos com dimensão entre 5 e 15 milhões de passageiros. O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros - 2016 Airport Service Quality (ASQ) Awards.

Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

Nesta avaliação o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi, ainda, eleito com o terceiro melhor da Europa na categoria de aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 9º prémio nos últimos dez anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto ultrapassou os 9 milhões, resultado de um crescimento de 16 por cento face a 2015”, comentou Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA - Aeroportos de Portugal.

“Estes galardões são também o reflexo que estamos a implementar a estratégia correcta quando apostamos em medidas que vão no sentido de sensibilizar e mobilizar recursos e prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros”, acrescentou o Presidente da ANA - Aeroportos de Portugal.

Entre 2006 e 2011 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro classificou-se consecutivamente, nos 3 primeiros lugares, tendo mesmo obtido o 1º lugar em 2007. Após um ano de interregno, voltou a ser premiado em 2013, 2014 e 2015 com o 3º lugar, posição que agora renova. Este ano acrescenta a vitória na categoria dos 5 aos 15 milhões de passageiros por ano, na Europa.

Esta distinção é mais um fator positivo para a atratividade do Porto a nível internacional, a adicionar ao título recentemente conquistado de “Melhor Destino Europeu 2017”, da European Best Destination.

O ACI – Airports Council International é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos. O ACI Europe representa mais de 500 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais 90% do tráfego aéreo comercial na Europa e pela movimentação de mais de 1,9 mil milhões de passageiros anualmente.