A cerimónia de hoje conta com as presenças do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e do Presidente do CA da ANA, Jorge Ponce de Leão. O evento conta igualmente com um depoimento vídeo do Diretor Geral do Airports Council Internacional (ACI) Europe, Olivier Jankovec.

Este ano o aeroporto do Porto está pela décima vez no top 3 do ranking europeu do ACI, sendo que desta vez sagrou-se mesmo o melhor aeroporto da europa no escalão entre 5 a 15 milhões de passageiros. Nenhum outro aeroporto do velho continente soma, no período 2006-2016 mais presenças no topo dos rankings. A par disso, os crescimentos no volume de tráfego têm batido recordes ano após ano exigindo da ANA um exigente plano de investimentos que adeque a capacidade à procura mantendo o nível de qualidade a que habituou os seus passageiros.

A par da apresentação dos investimentos planeados e da celebração do prémio de melhor aeroporto da Europa para estruturas com dimensão entre 5 e 15 milhões de passageiros, do ACI - Airports Council International, é atribuída a Medalha de Mérito Grau Ouro ao diretor do aeroporto, Fernando Vieira pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto.

A distinção do ACI surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros - 2016 Airport Service Quality (ASQ) Awards. Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que transmitem a sua opinião sobre 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

Estas distinções são mais um fator positivo para a atratividade do Porto a nível internacional, a adicionar ao título recentemente conquistado de “Melhor Destino Europeu 2017”, da European Best Destination.

Em 2016, o volume de tráfego no Aeroporto Francisco Sá Carneiro acompanhou este momento positivo e registou 9,4 milhões de passageiros, mais 16% do que no ano anterior. Para tornar sustentável este contínuo e acelerado crescimento a dois dígitos, a ANA apresenta um plano de investimento assente em várias áreas primordiais como aumento de capacidade em movimentos de pista, processamento de passageiros/hora e bagagens/hora, portas de embarque, etc. O plano de investimentos contempla também um aumento no número de tapetes de bagagem, de pórticos de rastreio de segurança e de balcões de check in. Também serão objeto de intervenção as pistas, taxiways e plataformas, o edifício do Terminal de Passageiros, os edifícios operacionais (carga, handling, outros) e os acessos e estacionamento.

O prazo de execução e o valor dos investimentos serão determinados em função do momento e dimensão das necessidades verificadas.