Aterrou hoje em Lisboa, vindo do Japão, o primeiro de quatro voos especiais de uma operação charter da responsabilidade de um grupo de operadores turísticos japoneses, liderado pela JTB – Japan Travel Bureau, o maior operador turístico Japonês.

Dos quatro voos previstos, três têm chegada e partida em Lisboa e o quarto terá chegada no Aeroporto de Lisboa e partida do Aeroporto do Porto. As primeiras três rotações serão realizadas por aeronaves Boeing 777-200 com 245 lugares da JAL – Japan Airlines e a quarta rotação será realizada pela ANA – All Nippon Airlines com um Boeing 777-300ER de 264 lugares. Será a primeira vez que ambas as companhias aéreas operam comercialmente nos aeroportos de Lisboa e Porto.

Apesar de pontual e de curta duração, esta operação charter assume alguma relevância pelo seu carácter experimental num mercado tão importante como o japonês. Esta é a primeira operação direta entre o Japão e Portugal e o sucesso desta operação será certamente uma alavanca para que, no futuro, outros operadores e companhias aéreas considerem a possibilidade de novas operações diretas.

Como curiosidade importa salientar o facto de a primeira rotação (15 de Julho) ligar os dois maiores aeroportos da rede VINCI Airports (Aeroporto de Lisboa e Kansai International Airport, em Osaka) e de este ter sido um projeto acompanhado muito de perto pelos dois aeroportos de forma a garantir o sucesso desta operação experimental.

A VINCI Airports e a JTB estão já a trabalhar no sentido de garantir a realização de uma versão alargada desta operação para o Verão de 2018, estando a ser equacionada desde já a possibilidade de o tráfego não ser apenas no sentido inbound - Japão-Portugal, mas também outbound – Portugal-Japão.