O Aeroporto Francisco Sá Carneiro ultrapassou pela primeira vez os 10 milhões de passageiros num só ano e, com um crescimento consistente e progressivo, tem vindo a afirmar-se como um aeroporto de referência a nível internacional, quer a nível da qualidade da infraestrutura, quer ao nível da qualidade de serviço prestado ao passageiro.

No final do terceiro trimestre de 2017, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou um crescimento de 16% no tráfego de passageiros face ao período homólogo de 2016. Esta tendência de crescimento significa que entre os 6.3M de passageiros do ano de 2013 e os mais de 10M ultrapassados em 2017 e agora celebrados, o crescimento neste período é superior a 50%.

2017 foi um ano também marcado pela captação de novas companhias aéreas com a Air France/KLM e Royal Air Maroc a operar a partir do Porto, e registou em termos de desenvolvimento de tráfego aéreo outras importantes conquistas como por exemplo a rota Porto – Nova Iorque que passará a ser operada também pela United Airlines a partir de 2018.

Estas conquistas refletem todo o trabalho de adaptação às necessidades de companhias aéreas e passageiros, sobretudo tendo em conta a enorme área de influência do Aeroporto do Porto que engloba uma população de seis milhões de pessoas, ou seja, a maior área de influência de Portugal e uma das maiores da Europa.

Em ambiente de celebração merece ainda destaque o facto de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ter sido eleito o Melhor da Europa na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. A distinção foi atribuída pelo ACI - Airports Council Internacional e surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na avaliação da satisfação dos passageiros. Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

Para continuar a garantir estes níveis de excelência, o aeroporto está neste momento a receber obras para expansão de capacidade, nomeadamente no alargamento da área de controlo de segurança na aerogare, o que permitirá processar mais passageiros mantendo o elevado nível de serviço que o Aeroporto do Porto habituou já os seus passageiros. Encontra-se igualmente em curso o projeto de expansão do caminho de circulação que contribuirá para aquele que é o objetivo final e permanente de crescimento e desenvolvimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Nicolas Notebaert, CEO of VINCI Concessions and Chairman of VINCI Airports, manifestou o seu orgulho pelos resultados alcançados pelo Aeroporto do Porto destacando que “este aeroporto está no top 5 do ranking de aeroportos da VINCI Airports, pela sua dimensão, crescimento, mas também pela qualidade de serviço e variedade da oferta.”

Carlos Lacerda, Presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, destacou que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro “é um aeroporto onde temos capacidade instalada e é por isso muito relevante na nossa organização, sabendo que no seu crescimento há um quick-win que não é apenas do aeroporto e da ANA/ VINCI Airports, mas sobretudo da região e do país.”

As intervenções do evento de celebração dos 10 milhões de passageiros do Aeroporto do Porto contaram ainda com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, o Presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago.