O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi, uma vez mais, distinguido pelo ACI - Airports Council International. De entre os seus pares, o Aeroporto do Porto foi um dos aeroportos distinguidos, conquistando um prémio de grande relevância: o de melhor aeroporto da Europa em 2018, na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros.

O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality Survey (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros - 2018 Airport Service Quality (ASQ) Awards. Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.
Recordamos que nesta avaliação o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma infraestrutura gerida pela ANA/VINCI Airports, que conta com excelentes acessibilidades, ligações diretas a 79 cidades e um serviço exemplar, foi eleito em 2017 como o segundo melhor da Europa na categoria de mais de 2 milhões de passageiros por ano.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 12º prémio nos últimos treze anos, consolidando o Aeroporto do Porto nos mais elevados níveis de excelência internacionais. Este é o reflexo do investimento sucessivo da rede ANA no esforço de melhoria contínua da qualidade de serviço ao passageiro, sendo o Aeroporto do Porto um excelente exemplo a nível internacional, tal como este reconhecimento o demonstra. Orgulhamo-nos sempre, mas mais ainda sabendo tratar-se de um aeroporto de dimensão relevante, tendo atingido, em 2018, os 11.9 milhões passageiros, um crescimento de 10.7% face a 2017.”, comentou Thierry Ligonnière, Chief Executive Officer da ANA Aeroportos de Portugal.

Fernando Vieira, Diretor do Aeroporto do Porto, acrescenta: “estes prémios são o reconhecimento do trabalho que a equipa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro realiza diariamente, junto dos passageiros e de todos os seus parceiros. É o resultado do empenho permanente das nossas equipas, e como tal, é um orgulho enorme perceber que conseguimos continuar a crescer mantendo a qualidade que procuramos alcançar.”

O ACI – Airports Council International é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos. O ACI Europe representa mais de 646membros que operam em 1,960 aeroportos em 176 países. Desde a sua criação em 2006, o ACI/ASQ Survey tornou-se o principal benchmark mundial de satisfação dos passageiros dos aeroportos, com mais de 388 aeroportos participantes, em 91 países. A sua metodologia científica, rigorosos procedimentos de controlo de qualidade e compromisso com a imparcialidade ganharam o reconhecimento do setor e estabeleceram o ASQ Survey como o padrão global para medir a satisfação dos passageiros em 47 idiomas.

O ASQ Survey é a única pesquisa global de aeroportos com base na medição da satisfação dos passageiros, enquanto eles estão no aeroporto. Cerca de 640 mil passageiros por ano são entrevistados antes de embarcarem no voo sendo solicitados a avaliar sua satisfação com os serviços do aeroporto.
Três quartos dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo participam neste estudo, o que significa, de acordo com o relatório anual de tráfego de 2018 do ACI 2017, que mais de metade dos 8.3 biliões de viajantes do mundo passaram por um aeroporto participante no Airport Service Quality Survey.
Para ser elegível para os prémios anuais do ASQ, um aeroporto tem, obrigatoriamente, que demonstrar a sua participação no estudo ao longo de todos os meses do ano. A pesquisa deve ser realizada em estrita conformidade com o plano amostral representativo do tráfego de cada aeroporto, rigorosamente calculado pelo ACI, garantindo uma amostra representativa das companhias aéreas, destinos e períodos horários, durante todos os dias da semana e abrangendo o número mais diversificado de passageiros a fim de evitar enviesamentos.

O ACI controla regularmente os aeroportos participantes para assegurar conformidade e validar os resultados.