O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou, hoje, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro para acompanhamento dos trabalhos do recente investimento de ampliação do caminho de circulação.

Na visita participou, igualmente, o CEO da VINCI Concessions e Chairman da VINCI Airports, Nicolas Notebaert que afirmou “A VINCI Airports orgulha-se de contribuir para o crescimento económico do país, em particular num destino turístico tão popular como o Porto. Neste aeroporto, atingimos o mais elevado nível de crescimento, desde o investimento realizado em 2013 na ANA Aeroportos – em apenas seis anos, o tráfego duplicou de 6 para 12 milhões de passageiros, e por isso, decidimos investir no aeroporto, potenciando ainda mais região do Porto”. Sobre a ampliação do caminho de circulação, Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos, referiu que “este investimento de 15M€ traduz-se num aumento de capacidade de pista de forma a preparar o Aeroporto do Porto para continuar a crescer, como aliás sucede nos últimos anos”. Fernando Vieira, Diretor do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, congratula-se pelos investimentos realizados lembrando os sucessivos prémios que este aeroporto vem recebendo, “demonstrando assim a dedicação e compromisso assumidos pelos colaboradores da ANA e do Aeroporto do Porto na melhoria contínua dos serviços prestados aos seus passageiros”.

O evento incluiu uma sessão de apresentação do projeto de investimento, seguida de visita guiada aos principais pontos da infraestrutura, incluindo à referida intervenção. Também participaram no evento, o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto Miranda, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e o Presidente do Conselho de Administração da ANA Aeroportos de Portugal, José Luís Arnaut.

 

DADOS SOBRE O AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO:

Em 2018, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, recebeu 11,9 milhões de passageiros, um número que representa uma subida de 10,7% relativamente ao ano anterior.

No primeiro trimestre deste ano, o crescimento mantém-se, tendo sido registada uma subida no número dos passageiros processados de 9,5%, relativamente a igual período de 2017.

A elevada procura do Aeroporto do Porto tornou possível que, este ano, passe a estar ligado a 78 destinos (mais 6 que em 2018) e a ter disponível 89 rotas (mais 7 que em 2018), operadas por 28 diferentes companhias aéreas.

A par do crescimento continuo, registado nos últimos anos, e do aumento do tráfego de passageiros, o terminal do Aeroporto Francisco Sá Carneiro beneficiou recentemente de uma reconfiguração interna que veio trazer grandes benefícios em termos de segurança e de circulação de passageiros, tendo sido criado mais espaço disponível. Foram adicionadas e reorganizadas novas ofertas comerciais, aumentando a atratividade e a conveniência para os passageiros (também no seu trajeto). Hoje, estão presentes na infraestrutura 17 espaços de restauração (restaurantes, cafés e bares) e 45 lojas.

O Airports Council International (ACI) distinguiu-o como “melhor Aeroporto Europeu na categoria 5 a 15 milhões de passageiros”. Esta distinção surge no âmbito do estudo Airport Service Quality Survey (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros, cujos resultados têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de indicadores como os tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações, entre outros. Este foi o 13.º prémio que o Aeroporto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro recebeu no âmbito deste programa do ACI.