26 de junho de 2019: A ANA Aeroportos de Portugal / VINCI Airports comprometeu-se esta manhã a atingir a neutralidade carbónica dos aeroportos nacionais até 2050. O acordo foi assinado no 29º Congresso Anual da ACI EUROPE em Limassol, Chipre. Neste encontro anual para CEOs de aeroportos em toda a Europa, a neutralidade carbónica passou também a ser um objetivo de toda a indústria aeroportuária europeia.

O compromisso NetZero 2050 da ANA Aeroportos de Portugal / VINCI Airports foi assumido na qualidade de membros da ACI EUROPE, a representação europeia do Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council Internacional – ACI). O compromisso coletivo – subscrito posteriormente por 194 aeroportos, geridos por 40 operadores em 24 países - marca uma mudança significativa nas ambições na ação climática da indústria aeroportuária.

Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal / VINCI Airports afirmou que “é com orgulho e com o maior sentido de responsabilidade ambiental que nos comprometemos com este ambicioso objetivo. Reconhecemos a importância de termos êxito nesta matéria e tudo faremos para estar sempre na linha da frente das boas práticas ambientais”.

Em matéria de mobilidade e de transporte aéreo, as pessoas estão a exigir mais ambição aos governos e às empresas e este compromisso é um marco nessa direção. O NetZero2050 não é uma promessa feita de ânimo leve, antes resulta da confiança da indústria de que, por meio de pesquisa e investimento, troca de conhecimento e parcerias, será possível identificar as soluções para descarbonizar as operações aeroportuárias.

O Presidente da ACI EUROPE e CEO do Aeroporto de Munique, Michael Kerkloh, sublinhou que “os aeroportos da Europa têm liderado a ação climática com reduções anuais anunciadas todos os anos na última década. 43 desses aeroportos atingiram já a neutralidade carbónica, de acordo com os requisitos atuais do programa Airport Carbon Accreditation, que define o padrão global da indústria aeroportuária. No entanto, o compromisso de hoje acrescenta uma nova dimensão, sem compensações. Com o compromisso NetZero2050, a indústria aeroportuária alinha-se com o Acordo de Paris e com a nova meta climática adotada na semana passada pela UE.”

Patricia Espinosa, Secretária Executiva da UNFCC (United Nations Framework Convention on Climate Change) acrescentou que “o relatório especial do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change - Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) de outubro passado é inequívoco sobre a necessidade de alcançar emissões neutras em meados do século. Precisamos de todos os setores da sociedade a trabalhar para esse objetivo. É, portanto, encorajador ver a indústria aeroportuária elevar voluntariamente as suas ambições e estamos ansiosos por trabalhar com este setor vital.”

O prazo de 2050 está alinhado com as últimas evidências do IPCC e com a estratégia de descarbonização estabelecida pela Comissão Europeia e adotada pelo Conselho da União Europeia.

A resolução NetZero 20150 permanece aberta a outros signatários que queiram trabalhar para atingir a neutralidade das emissões de carbono em 2050.