A 24 de agosto o Aeroporto João Paulo II celebra o 50.º aniversário, sobre o dia da sua inauguração oficial, que será assinalado com um evento, entre as 14h e as 16h, dirigido aos passageiros e a todos os que visitem a área pública da aerogare.

O Aeroporto de Ponta Delgada associa o seu aniversário às características singulares da ilha, da região, assumindo-se como parte integrante deste desenvolvimento.

A Campanha dos 50 Anos do Aeroporto de Ponta Delgada – “Só mudámos para melhor”, que foi lançada em meados de junho, está presente na aerogare, salientando o que de melhor há nos Açores, do equilíbrio ambiental e da natureza selvagem, à cultura regional e ao desenvolvimento sustentável.

Aberto ao tráfego civil com o nome de Aeroporto de Nordela, em 1969, o atual Aeroporto de Ponta Delgada – João Paulo II, constitui a principal porta de entrada do Arquipélago do Açores, e plataforma de distribuição e concentração de passageiros oriundos de, ou com, outros destinos insulares.

Atualmente, e a cada semana, escalam este aeroporto 264 voos para 26 destinos diferentes, incluindo 129 interilhas, 87 para o continente (65 para Lisboa e 22 para o Porto), 6 para a Madeira, 19 para os Estados Unidos, 7 para o Canadá, 3 Cabo Verde, Reino Unido e Alemanha e 7 para outros destinos europeus.

O número de passageiros cresceu de forma expressiva nos últimos anos: 504 mil em 1997, 979 mil em 2014 e 1.905 mil em 2018.