Esta sexta-feira, 12 de novembro, a ANA - Aeroportos de Portugal | VINCI Airports e o Governo Regional da Madeira formalizaram o protocolo para a plantação de árvores na Ilha do Porto Santo, com a visita aos terrenos concedidos pelo IFCN - Instituto da Floresta e da Conservação da Natureza para a plantação de quinhentas árvores, em 2021. Esta ação contou com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, da Secretária Regional do Ambiente, Susana Prada, do presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luis Arnaut e do presidente da Comissão Executiva da ANA, Thierry Ligonnière.

As iniciativas de reflorestação fazem parte das prioridades e compromissos da VINCI Airports para alcançar a neutralidade carbónica da sua rede de aeroportos europeus até 2050. A ANA | VINCI Airports apoia o projeto do Governo Regional da Madeira para a Reflorestação da Ilha do Porto Santo. Um projeto que promove a biodiversidade e a melhoria da gestão dos recursos hídricos na ilha e irá igualmente potenciar a compensação local das emissões de carbono residuais do aeroporto, num valor de sequestro estimado de 3040 TCO2. Estima-se que este valor irá compensar a totalidade das emissões de carbono do aeroporto do Porto Santo, contribuindo ainda para a compensação de mais de metade das emissões associadas ao aeroporto da Madeira.

Durante os próximos 5 anos, será assegurada a manutenção da área florestada, à qual será acrescentada a plantação anual de mais 100 árvores, num total de 1000 árvores plantadas até 2026. A ação assentará na plantação de espécies endémicas da Madeira, designadamente a faia das ilhas (Myrica faya) e o barbusano (Apollonias barbujana).

A ANA | VINCI assume, através da operação e investimento no aeroporto do Porto Santo, um papel relevante na atividade económica e no desenvolvimento sustentado da ilha e com esta iniciativa - Juntos, plantamos o futuro -, a ANA| VINCI contribui para os trabalhos de reflorestação iniciados há mais de um século na ilha, em alinhamento com a estratégia para a Neutralidade de Carbono e os objetivos e metas estabelecidos para a proteção da biodiversidade.

Thierry Ligonnière, presidente da Comissão Executiva da ANA - Aeroportos de Portugal, salientou a importância desta ação que "terá um impacto direto importante no futuro. Todas as iniciativas ambientais são relevantes, mas no caso específico desta ilha, a reflorestação é urgente e fundamental para obter recursos tão críticos como a água. É com grande entusiasmo que iniciamos as ações de reflorestação no Porto Santo, assumindo com iniciativas concretas o compromisso do grupo VINCI para a descarbonização, promovendo uma mobilidade positiva". 

A ilha do Porto Santo foi eleita em 2020 como Reserva da Biosfera e a intenção é torná-la numa Ilha Verde, livre de emissões de gases com efeito de estufa. A reflorestação da ilha, formalmente iniciada há cem anos, continua a ser um objetivo muito relevante para o Governo Regional da Madeira.