A VINCI Airports orgulha-se de anunciar que os aeroportos portugueses receberam a certificação ACA 4+, o nível mais elevado do programa de avaliação ambiental da ACI. Esta certificação reconhece que os aeroportos contabilizaram e comunicaram plenamente as emissões diretas e indiretas de CO2 relacionadas com as suas atividades e operações, reduziram significativamente as suas emissões diretas, compensaram as suas emissões diretas residuais e começaram a reduzir as suas emissões indiretas. A ACA 4+ também reconhece que os aeroportos estabeleceram metas de redução de emissões de carbono consistentes com um cenário de aquecimento inferior a -2°C ao abrigo do Acordo de Paris.

Portugal torna-se, assim, o primeiro país da União Europeia a ter todo o seu sistema aeroportuário (10 aeroportos) certificado pela ACA 4+. Este desempenho, sem precedentes, resulta da implementação do plano de descarbonização da VINCI Airports nos aeroportos portugueses, que já reduziram as suas emissões diretas em 35% desde 2018.

Como pilar deste plano de ação, o programa de produção fotovoltaica da VINCI Airports está atualmente a ser implementado em todos os aeroportos portugueses, com a primeira unidade já em atividade no aeroporto de Faro desde 2022.

O programa de sumidouros de carbono florestal da VINCI Airports, destinado a sequestrar as emissões residuais (âmbitos 1 e 2), foi também implementado perto dos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.

Entre as iniciativas de âmbito 3 implementadas nos aeroportos portugueses em 2022, destacam-se: abertura da maior estação de carregamento de veículos elétricos de Portugal no aeroporto de Lisboa; primeiros voos comerciais com biocombustíveis sustentáveis (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.

A VINCI Airports também anuncia que os aeroportos mexicanos da OMA, que aderiram à sua rede em dezembro de 2022, acabam de receber a sua primeira acreditação ACA nível 1. O aeroporto de Belgrado, que aderiu ao programa em 2022, recebeu a acreditação ACA de nível 2. A VINCI Airports é o principal contribuinte mundial para o programa ACA.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: "Estamos muito orgulhosos de que Portugal, onde as ligações internacionais têm uma elevada importância na sua economia, se tenha tornado o primeiro país da Europa a alcançar o ACA4+ para todo o seu sistema aeroportuário. Saúdo o notável empenho das nossas equipas, em Portugal e em toda a nossa rede, que estão a atuar como pioneiros na implementação do plano de ação ambiental da VINCI Airports".