• Prémio destaca responsabilidade e compromisso face à pandemia COVID-19
• Agilidade e capacidade de adaptação das equipa e infraestrutura valorizadas
• ACI reconhece aposta na inovação e melhoria da experiência do passageiro

O Aeroporto de Lisboa foi distinguido como “Best European Airport 2020” pelo ACI Europe, a organização internacional dos aeroportos. Este prémio distingue a responsabilidade e compromisso do Aeroporto Humberto Delgado face à pandemia COVID-19.

O Aeroporto Humberto Delgado – assim como todos os aeroportos da ANA Aeroportos de Portugal – implementaram medidas de proteção desde o início desta crise (dezembro 2019), em estreita colaboração com as autoridades de Saúde, adicionando medidas e melhorando procedimentos sempre que necessário. A distinção para Lisboa ocorre na categoria de aeroportos que operam entre 25 e 40 milhões de passageiros.

Para além de seguir as orientações da entidades de Saúde, a ANA Aeroportos de Portugal promove o desenvolvimento da inovação aplicada à operação aeroportuária com vista a aumentar a segurança sanitária e a melhorar a experiência do passageiro. Seguindo em cumprimento de normativo nacional e internacional, o Aeroporto adapta sempre que necessário os seus espaços às medidas de mitigação do contágio necessárias.

Para além das recomendações de distanciamento físico – através de sinalética e adequação dos espaços -, de reforço da limpeza e desinfeção com utilização dos procedimentos mais inovadores, medição de temperatura a todos os passageiros que chegam, foram ajustados os fluxos de passageiros de forma a prevenir concentrações e implementada uma forte campanha de comunicação/informação aos passageiros (“Protecting each other” - VINCI Airports - implementada nos 45 aeroportos da rede, dando as mesmas referências visuais aos passageiros em todos os seus aeroportos).

Destaque-se a plataforma digital - U-monitor – que acompanha estas medidas e regista o feedback dos passageiros com resposta em tempo real, através de QR-code, a implementação de soluções contactless e a utilização de equipamento de desinfeção com avançada tecnologia UV para grandes áreas e equipamentos como balcões, carros de bagagem, tabuleiros raio-x, entre outros.

De forma rápida, contratou e instalou laboratório de testes PCR para passageiros oriundos de determinados países e apoiou a logística para implementação do PLC (passenger locator card). Também todas as lojas, restaurantes e outros espaços de atividade comercial seguem as regras gerais definidas pela legislação portuguesa.

No passado mês de junho a ANA recebeu a distinção do selo CLEAN & SAFE do Turismo de Portugal atribuída aos seus aeroportos, e em setembro a certificação da Bureau Veritas que resulta de um processo de auditoria.

É de salientar o trabalho conjunto com as entidades de Turismo e os diversos parceiros nacionais e internacionais, de modo a garantir que as medidas implementadas estão integradas em todo o percurso do passageiro, assegurando assim maior proteção e confiança.
Estas medidas específicas estão em contínua avaliação e são reforçadas e complementadas sempre que a situação o exige.

A resposta ágil e eficiente na implementação das medidas sanitárias demonstra a capacidade de adaptação das equipas, o que permitiu manter os aeroportos nacionais totalmente operacionais ao longo destes meses.

A ANA está totalmente empenhada em contribuir para o esforço nacional de mitigação dos riscos assegurando, com a maior segurança possível, a continuidade do serviço público, a operação nos Aeroportos de Portugal.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Airports, afima: "Estamos muito honrados com a parceria que tem sido seguida com as autoridades portuguesas desde 2013. A VINCI Airports pretende continuar a desenvolver o Aeroporto de Lisboa como uma porta de entrada eficiente, sustentável e inovadora, que irá contribuir para a recuperação económica e do setor do turismo em Portugal”.