A ANA - Aeroportos de Portugal | VINCI Airports continua a trabalhar no seu compromisso com a região norte, ao atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional.

A partir de março, o aeroporto do Porto disponibiliza:
- Catorze novas rotas, com novas ligações a três novos países: Islândia, Letónia e Israel;
- Conectividade reforçada com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique, Telavive;
- Aumento das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes;
- Aumento dos voos diretos de longo curso para Luanda, bem como dos voos charter para Cancun e Punta Cana;
- Seis novas companhias aéreas a operar: airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D'Or.

O aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal.

Com este desenvolvimento ativo da conectividade, a ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior.

O contínuo investimento e a consolidação da estratégia de qualidade de serviço da ANA | VINCI Airports reflete-se na satisfação dos passageiros e consequentemente na atribuição de prémios, como o que lhe foi atribuído, em março deste ano. Com base nos inquéritos aos passageiros: o aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) - pela ACI (Airport Council Internacional).

No âmbito do plano de ação ambiental da VINCI Airports, o aeroporto do Porto já alcançou o objetivo de zero resíduos para aterro e está empenhado em atingir as emissões NetZero (âmbitos 1 e 2) até 2030. A implementação de projetos de eficiência energética está em curso, como é exemplo a substituição de iluminação convencional por LED e também o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Deste modo, toda a frota de veículos está a ser renovada para veículos com baixas emissões.

Mais informações sobre destinos e companhias aéreas no aeroporto do Porto aqui.