A ANA | VINCI Airports apresentou o Novo Terminal do Aeroporto do Porto Santo, projetado para duplicar a capacidade do Terminal e contribuir para alcançar a certificação de net zero emissions.

Com grande enfoque na gestão dos fluxos operacionais e na qualidade de serviço, a sua conclusão está prevista para o final do ano de 2025. 

Este é um investimento ambicioso quer ao nível da capacidade quer no âmbito dos objetivos ambientais que se propõe alcançar.

Integrado no meio envolvente e recursos naturais da ilha, o Novo Terminal vai aliar a sustentabilidade à operacionalidade. O projeto foi desenhado para proporcionar fluidez nos percursos de embarque e desembarque, apostando no conforto e na qualidade de serviço dos passageiros e comunidade aeroportuária.

Foram incluídas estratégias de construção sustentável, desde a proteção solar e ventilação natural ao reaproveitamento de água e escolha de materiais ambientalmente sustentáveis, estando o projeto deste novo terminal em cumprimento do regulamento europeu NZEB.  A abordagem arquitetónica visa proporcionar uma experiência segura e agradável ao passageiro, privilegiando a iluminação natural e os espaços verdes.

Com este investimento, o Aeroporto do Porto Santo aumenta a capacidade de processamento de passageiros por hora nos vários subsistemas aeroportuários - check-in, posições de rastreio de segurança, tapetes de recolha de bagagem e sistema de tratamento de bagagem – com benefícios para a atividade turística e desafios operacionais da Região.

Pretendendo ser uma referência em termos de sustentabilidade, este terminal caracteriza-se também pela sua eficiência energética:

- os equipamentos de gestão e eficiência energética fazem parte do plano de descarbonização, que permitiu reduzir em 90% as emissões internas (scope 1 e 2) em 2022, em relação a 2018;
- a futura central fotovoltaica de 176kWp, desenvolvida pela SunMind, uma empresa do grupo VINCI Concessions dedicada à energia solar, que assegurará a produção de 25% de eletricidade para autoconsumo, a instalar numa área de 1000m2;
- o fornecimento de eletricidade e ar condicionado às aeronaves, permitindo desligar as unidades auxiliares de energia (Air Power Unit) das mesmas quando parqueadas;
- a frota de veículos exclusivamente elétrica.

Num ano de recordes de tráfego, a ANA/VINCI Airports prossegue o seu compromisso com a Região Autónoma da Madeira apresentando mais rotas e frequências, essenciais para a conectividade dos residentes e para o desenvolvimento turístico do arquipélago.

Em 2022 o Aeroporto do Porto Santo cresceu 71% em relação a 2021 e apresenta este ano um acréscimo de quase 40% quando comparado com período homologo. A ilha do Porto Santo está em 2023 ligada diretamente às cidades de Lisboa, Porto, Londres, Manchester, Billund, Copenhaga e Milão.

O crescimento do tráfego e da conetividade é desenvolvido com uma forte aposta na componente ambiental.  Os 10 aeroportos da rede ANA/VINCI Airports obtiveram recentemente o nível máximo da certificação da Airport Carbon Accreditation, 4+, que resulta da implementação do plano de descarbonização da VINCI Airports nos aeroportos portugueses, que já reduziram as suas emissões diretas em 49% desde 2018. 

O Programa de Reflorestação da VINCI Airports no Porto Santo, uma parceria com o IFCN – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza terá uma segunda fase ainda este ano, permitindo capturar as emissões residuais do Aeroporto do Porto Santo até 2062.